A presença dos evangélicos na política é uma realidade incontestável. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, mais de 42 milhões de brasileiros seguem a fé evangélica, representando 22,2% da população. É notável observar o crescimento exponencial desse grupo, visto que, em 1990, eram apenas 13 milhões de evangélicos, indicando uma mudança substancial no panorama religioso do país.
Conquistar uma eleição demanda uma maioria de votos, e entre as diversas narrativas para atrair eleitores, os evangélicos merecem destaque, especialmente devido ao seu crescimento constante. A projeção do Censo de 2022 sugere que esse segmento já compõe aproximadamente um terço da população brasileira.
Para os estrategistas políticos, compreender as características desse grupo é importante. O IBGE revela que, a cada ano, são abertas 14 mil novas igrejas evangélicas no Brasil, destacando o crescimento acelerado desse segmento.
Na busca por compreender o poder do voto evangélico, a Escola dos Políticos oferece a aula “Da Cruz ao Voto”, ministrada pelo especialista em Marketing Político e pastor, Alisson Magalhães. A aula aborda estratégias sobre como se aproximar dos grupos evangélicos na política, considerando sua presença em diversas camadas da sociedade.
Além do crescimento numérico, é crucial analisar a faixa etária desse público. De acordo com a Pesquisa Datafolha de 2020, os evangélicos estão distribuídos da seguinte forma:
De 16 a 24 anos: 19%
De 24 a 34 anos: 21%
De 35 a 44 anos: 22%
De 45 a 59 anos: 23%
60 anos ou mais: 16%
Magalhães enfatiza a utilidade eleitoral de toda a população evangélica, caracterizando-a como politicamente ativa e pertencente ao público-alvo dos políticos que buscam uma aproximação estratégica para seus projetos políticos.
O entendimento desses dados demográficos torna-se vital para qualquer candidato que deseje conquistar o voto evangélico e alcançar o sucesso nas urnas.
Esse é um dos novos cursos da Escola dos Políticos, plataforma de cursos de Marketing Político, que conta com mais de 45 formações de 35 professores, voltadas para políticos, candidatos e assessores.
A Escola dos Políticos é uma plataforma de cursos e formações voltada para gestores públicos, políticos em mandato, candidatos e pré-candidatos, além de assessores e profissionais de campanhas eleitorais. Por meio de um catálogo com 40 cursos, feitos por 30 profissionais, o objetivo da Escola dos Políticos é oferecer formações em diversas áreas do Marketing Político e do Marketing Eleitoral, desde o nível mais básico até o avançado, iniciando o aprendizado a partir das etapas de planejamento e pesquisa até colocar em prática as estratégias mais modernas.
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